Passaporte brasileiro perto de vencer – Problemas

Esse é meu primeiro artigo do tópico “Viagens” e decidi escolher um texto que eu escrevi há um tempo, sobre uma experiência ruim que talvez possa ajudar outras pessoas a evitá-la no futuro.

Eu tenho passaporte brasileiro e tenho ILR (indefinite leave to remain – uma permissão de residência por tempo indeterminado) no Reino Unido. Meu passaporte estava para vencer em pouco mais de um mês e como eu estava para ir para o Brasil, não quis arriscar mandar meu passaporte pelo correio e esperar por um novo. Nesse meio tempo, minha prima, que veio do Brasil me visitar, perguntou a mim e ao meu marido se gostaríamos de ir para algum outro pais da Europa com ela. Como adoro viajar, disse que sim na hora hahaha. Encontrei uns voos para a Copenhague e os comprei. Por quê? Eu procurei em alguns sites se havia algum problema , já que eu sabia que para o Reino Unido é necessário ter 6 meses de validade no mínimo. Porém não encontrei nenhuma informação a respeito da Dinamarca. Inocentemente eu pensei, como sou residente do Reino Unido eu creio que a imigração da Dinamarca vai deixar essa passar já que minha viagem é só de três dias.

Na verdade, não tive nem a chance de falar com eles. A companhia aérea EasyJet, que depois fui saber que é bem restrita com essas coisas, na porta do embarque, não me deixou passar, alegando que eu deveria ter no mínimo 3 meses de validade no passaporte para poder voar. Fico triste toda vez que eu me lembro da voz da mulher dizendo “I’m afraid you can’t travel.”.

Até que fez sentido, o Reino Unido te dá uma permissão de ficar por 6 meses como turista, portanto exigem ao menos o mesmo prazo no seu passaporte. Na União Europeia, 3 meses… Por que não pensei nisso antes? Pois é, essa perguntinha… Enfim, eu falei para minha prima ir pois ela iria continuar sua viagem pela Europa de lá, e foi aquela triste despedida no portão de embarque, meu marido voltando do avião… Perdemos as duas passagens e a reserva do hotel (pois é raríssimo encontrar reserva que te reembolsa com cancelamento no mesmo dia). Eu reclamei que eles não tem essa informação clara no site mas eles só disseram que eu deveria ter visto com a embaixada.

Muitas vezes as próprias empresas aéreas irão fazer o julgamento e te deixar (ou não) embarcar. A razão é que geralmente elas são responsáveis pelo custo da sua volta caso a imigração do país de destino não te aceitar. Então eles vão pelo menos checar se seus documentos estão em ordem.

Enfim, meu conselho para quem quer evitar surpresas é de, se não encontrar informação clara e segura na internet, tente se comunicar com a embaixada pois certos detalhes podem estragar sua viagem.

Eu ainda tenho várias histórias sobre embarques e imigração para contar, e vou contá-las para vocês, pouco a pouco, porém, se vocês tiverem alguma dúvida específica ou sugestão de post, não hesitem em comentar. Obrigada.

Você gostou? Compartilhe

Jenninha

Jennifer Strejevitch é Desenvolvedora de Software e Tradutora freelancer. Cidadã Brasileira e Britânica, já morou no Brasil, Reino Unido, Suíça e agora está de volta a Londres. Adora viajar e aprender novos idiomas. "A cada dia que tenho uma experiência nova, seja uma comida, um caminho novo ou uma vista diferente, sinto como este dia tenha valido a pena."

4 Comments

  1. Jenny show o blog.. Agora vou ficar de antena ligada pelo lance do passaporte.. Porém agora vai ficar mais fácil que a validade aumentou pra 10 anos e será uma dor de cabeça a menos.. Valeu por chamar atenção.. Como tem a possibilidade de me mudar pra outro país verei o lance do passaporte..

  2. Documentação sempre é um problema. E imagina vivendo em países onde as burocracias não são meras pedras no sapato…
    O meu vence ano que vem, mas só no fim do ano, eu acho. Como tenho residência permanente, eu nem posso usar o meu passaporte aqui. Mas vou ter que ficar ligada já que a idéia é viajar e, talvez, mudar de país no ano que vem.
    Quem sabe dou uma passada há por aí pra te visitar???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *