Opinião: Como Brexit pode afetar os brasileiros

unionjack

Para a surpresa (e desespero) do mundo, mercado financeiro e, confesso, meu também, a Grã Bretanha escolheu sair da União Europeia. Para a maioria dos jovens aqui, foi uma decisão triste, principalmente com relação à maior desunião entre as nações e a diminuição das chances de experiências fora do Reino Unido. Aquele trabalho de férias na Espanha, aquele intercâmbio na França talvez não serão tão fáceis de se ter ou fazer.

Ok, estas são as consequências para nós, britânicos. E nós brasileiros, o que nos afeta este resultado?

Eu não sou uma especialista e não sei como as relações entre os governos britânico, europeu e brasileiro vão ficar, pois ainda é muito cedo para chegar nesse ponto. No momento, os grupos de brasileiros que eu creio verão uma diferença que pode impactar em algumas de suas decisões serão:

  1. Turistas: Como vimos nos jornais, a libra deu uma boa despencada, o que indica que está mais barato para viajar para cá. Não digo as passagens, pois estas são mais influenciadas pelo dólar, porém os custos aqui devem ficar por volta de 10% mais baixo. A pergunta que vocês devem fazer é “Será que vai abaixar mais?”. Na minha opinião, o susto foi agora e o que era pra abaixar de significativo abaixou agora. Eu acho improvável que uma nova onda de redução aconteça, a não ser que algum político no poder tome uma decisão muito radical sobre as negociações, o que eu acho muito difícil já que a maioria está tentando acalmar investidores e empresários e até mesmo a Europa está dizendo “Vamos deixar a raiva de lado e vamos ver o que é melhor para os dois lados” e a até os EUA que antes disseram que o Reino Unido ficaria no “final da fila” para acordos de comércio disseram que continuariam com a relação especial com a Grã Bretanha. Conclusão, eu recomendaria que se você tem o sonho de visitar o Reino Unido, esta é uma ótima oportunidade;
  2. Brasileiros com passaporte europeu que moram ou possuem a intenção de morar no Reino Unido: Com relação a serem “expulsos” da Grã Bretanha, eu acho isso MUITO improvável. Seria uma loucura na verdade. Muitas empresas possuem muitos funcionários vindo da União Europeia. Seria insustentável obrigar múltiplas empresas a demitirem seus funcionários e basicamente parar a produção de muitos. Não acredito que chegaria a esse nível, então se você tem um bom emprego, eu não me desesperaria e também não teria muito medo de tentar procurar um emprego por aqui. Os imigrantes são muito importantes para a economia, principalmente em Londres. Por outro lado, poderíamos passar por uma certa crise e poderíamos presenciar desemprego até um certo ponto. Isso porque alguns investidores podem ficar com medo de investir em meio à incertezas e empresas que dependem disso poderiam precisar demitir funcionários. Isso não tem nada a ver com a sua nacionalidade diretamente, mas sim com uma crise que poderia acontecer em qualquer lugar, e se a sua profissão for menos especialista pode ser que você chegue aqui, com um emprego, e a empresa não vá bem, te demita e você ache difícil encontrar um outro emprego. Este cenário é possível dada às incertezas. Por outro lado, para profissões em alta, como TI, eu não me preocuparia tanto pois existem tantas ofertas e oportunidades que até mesmo se você perdesse seu emprego eu creio que outra empresa te contrataria. Mas esta é somente minha humilde opinião :).

No geral, neste momento as coisas devem continuar como sempre, as nossas vidas aqui no Reino Unido não sofrerão muitas mudanças. O prefeito de Londres já fez uma declaração que imigrantes são muito bem vindos e importantes para a cidade. O diretor da minha empresa já enviou uma mensagem para todos dizendo que caso qualquer problema ocorra, que eles fariam de tudo possível para manter nossos colegas europeus.

A maior parte da população produtiva não quis este resultado e eles certamente estarão dispostos a fazer a transição o mais suavemente possível. É do interesse deles e nosso também.

Agora é bola pra frente e torcer pra que tudo corra bem. :)

Você gostou? Compartilhe

Jenninha

Jennifer Strejevitch é Desenvolvedora de Software e Tradutora freelancer. Cidadã Brasileira e Britânica, já morou no Brasil, Reino Unido, Suíça e agora está de volta a Londres. Adora viajar e aprender novos idiomas. "A cada dia que tenho uma experiência nova, seja uma comida, um caminho novo ou uma vista diferente, sinto como este dia tenha valido a pena."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *